CVV dinâmico pode acabar com fraudes em cartão de crédito. Código de Segurança de cartão de crédito que muda de hora em hora pode acabar com as fraudes na internet, tornando o meio de pagamento mais seguro.
O CVV (Código de Validação e Verificação) é uma numeração composta de, normalmente, 3 números, impressa no verso do cartão de crédito, ele serve para validar compras pela internet ou através do telefone. Para prevenir fraudes principalmente no e-commerce uma empresa européia criou uma tecnologia que torna o CVV rotativo. O código de segurança dinâmico muda em questão de segundos, da mesma forma que o token bancário.
Batizado de Motion Code CVV, a tecnologia foi criada pela Oberthur, empresa francesa de tecnologia, os primeiros cartões já deverão começar a ser emitido por duas grandes administradoras na Polônia.
Através de um pequeno display no verso do cartão – ecrã – é gerado o CVV dinâmico, o código de segurança muda em tempos definidos, cujo período pode ser escolhido pela administradora do cartão. O código é validado e, se expirado, deixa de funcionar, impedindo que fraudadores reutilizem os dados para compras via internet.
O código de segurança é, hoje, muito vulnerável, qualquer pessoa que tenha acesso ao cartão no momento da compra pode anotar ou fotografar a numeração para utilizar em compras fraudulentas na internet.
Segundo os desenvolvedores da tecnologia, o cartão com CVV dinâmico pode ter validade de até 1 ano e meio, sem precisar recarregar.
O Motion Code é uma tentativa do setor para acabar com as fraudes. O chip de segurança e o uso da senha foram tentativas eficientes para reduzir as fraudes em compras físicas (clonagem de cartão). O uso na internet hoje representa o maior risco as operadoras de cartões de crédito. Daí a importância em investir em um mecanismo que acabe com a principal fragilidade dos cartões atuais, o Código de Segurança (CVV) estático, tornando-os dinâmico, o que o tornará mais seguro.
No Brasil algumas empresas implementaram o Cartão Virtual, que é um cartão de crédito gerado virtualmente e para uma única compra, é o caso do Ourocard-e e do Itaucard Virtual que geram cartões dinâmicos a partir do espelho do cartão principal, com isso, o usuário não precisa mais fornecer as informações do cartão físico para comprar online. O que já tem aumentado a segurança.
Deixe uma resposta