De repente o funcionário passa o cartão na função errada e o que iria ser cobrado na fatura do mês seguinte do cartão de crédito acaba sendo deduzido da conta bancária vinculada ao cartão.
Cartões do tipo múltiplo se popularizam no Brasil, a maioria dos bancos oferecem um cartão que pode ser utilizado na função débito ou crédito. Se por um lado o plástico permite ao consumidor o direito de escolha, por outro lado ele está mais suscetível ao erro, pois muitos estabelecimentos acabam passando a cobrança na função errada, fazendo que a compra seja lançada no débito, quando na verdade o cliente gostaria de comprar no crédito.
- MasterCard e Maestro – Na maquininha a bandeira MasterCard identifica os “cartões de crédito” e o Maestro (ou MasterCard Maestro) identifica os cartões de débito.
- Visa e Visa Electron – Na maquininha, VISA é usado para transações no “CRÉDITO” e VISA Electron para o processamento de transações no débito desta bandeira.
Benefícios do cartão múltiplo:
- Crédito e débito em um mesmo plástico;
- Única senha para decorar;
Desvantagem do cartão múltiplo:
- Risco de passar a compra na função errada;
- Anuidade é, geralmente, mais cara;
PASSAR NA FUNÇÃO ERRADA
Como o cartão é múltiplo, em qualquer função que o estabelecimento processe a compra, a transação tende a ser aprovada pelo banco. Ao ouvir aquela famosa pergunta: “É débito ou crédito?” responda com atenção e deixe claro para o funcionário que deseja comprar naquela função, do contrário você corre o risco da compra ser lançada em no débito quando era para ser lançada no crédito, por exemplo.
Caso perceba o erro ainda no estabelecimento, peça para que aquela transação seja estornada – os estabelecimentos podem cancelar um compra na própria maquininha – e, posteriormente, exige que o valor seja cobrado na função desejada.
Para evitar erros como esses é fundamental que o cliente confira o recibo da compra, pois é nele que consta se a transação foi passada no crédito ou no débito.
Caso esteja insatisfeito com o cartão múltiplo basta pedir a troca do plástico duplo. A maioria dos bancos permitem que o cliente peça que ambas as funções sejam individualizadas, com isso, o cliente receberá dois cartões: um que funciona apenas do débito e outro para uso exclusivo no crédito.
Deixe uma resposta