Na hora de efetuar uma compra parcelada com o cartão de crédito é importante ficar atento as condições de pagamento do estabelecimento, isso porque, existem duas opções de parcelamento: com ou sem juros. A compra sem juros é parcelada pelo mesmo valor à vista, já o valor com juros gera a cobrança de encargos pelo financiamento (parcelamento) da compra. Na prática, se a compra for feita com juros o valor aumenta.
Erro na hora do pagamento – É preciso ficar atento no momento do pagamento, isso porque um erro do atendente pode fazer com que o cliente efetue o parcelamento pela administradora (sempre com juros). Veja abaixo o relato do que aconteceu comigo no mês passado:
Adquiri um celular em uma loja da Claro, a promessa é que o valor poderia ser parcelado em até 12 vezes sem juros. Porém, alguns dias depois da compra percebi que o valor cobrado foi COM JUROS, isso fez com que o valor do celular aumentasse, em média, duzentos reais.
O erro foi do atendente no momento de incluir o valor da compra. Em vez de colocar o parcelamento sem juros pelo estabelecimento ele selecionou a opção de parcelamento pela administradora – que sempre tem juros – isso fez com que o parcelamento aumentasse o valor do produto adquirido.
Para resolver o problema tive que comparecer a loja e reclamar. O estabelecimento estornou o valor da compra e realizou um novo pagamento, dessa vez foi o parcelamento sem juros.
O erro também foi meu, pois, no momento do pagamento não olhei para o recibo para saber se a compra havia sido parcelada com ou sem incidência de juros. Então, a dica é sempre verificar no comprovante da compra se o parcelamento foi, realmente, sem juros.
O parcelamento pela administradora pode sair caro, isso porque a taxa cobrada por parcela é muito alta. Então, se for parcelar, prefira sempre o parcelamento sem juros, e certifique-se de que o pagamento, realmente, foi efetuado no valor combinado. Checar o recebido da compra é fundamental!
Liga para administradora e contestar o valor da compra não resolve muito, isso porque as condições de pagamento são acordadas entre o cliente e o estabelecimento, dessa forma, a administradora não tem autonomia para alterar o valor. A correção do valor da compra deve ser feita junto ao estabelecimento e/ou site em que a transação foi realizada, por meio de um procedimento chamado estorno.
Deixe uma resposta