Muitos clientes do Banco Bradesco estão sendo surpreendidos com a troca de bandeira sem o seu consentimento, de forma arbitrária o banco vêm substituindo os cartões de débito e crédito dos clientes que pedem uma segunda via ou no fim da validade do plástico. A nova bandeira é nacional, chamada ELO, ela é aceita em milhares de estabelecimentos em todo o país através das máquinas e terminais da Cielo. O grande problema é que por mais que a rede de aceitação tenha se expandido nos últimos meses ela nem chega perto da rede credenciada das bandeiras Visa e MasterCard.

Sou correntista do Bradesco há quase 10 anos, sempre tive um Cartão de Débito e Crédito (múltiplo) com a bandeira VISA. Essa semana fui surpreendido, recebi em meu endereço um novo cartão com a função débito e crédito, entretanto com a bandeira ELO, que foi enviado para substituir o meu Visa que estava próximo da data de vencimento.
Como se trata de uma bandeira nacional, sua aceitação não é a mesma, portanto fui surpreendido negativamente com a notícia de que muitos estabelecimentos ainda não aceitavam a bandeira brasileira. Para que o cartão possa ser utilizado é necessário que o estabelecimento tenha uma máquina da Cielo. Nas máquinas da Redecard (Rede) o cartão Elo não é aceito de jeito nenhum!
Substituição de bandeira
Meu interesse era de voltar a ter um cartão com a bandeira Visa, então a minha primeira providência foi entrar em contato com o gerente da conta para que ele realizasse a troca. Infelizmente o gerente se recusou a efetuar a troca, o Fone Fácil disse que o pedido deveria ser feito ao gerente responsável pela conta e pela internet não há opção de mudança.
Só consegui a substituição da bandeira após registrar uma reclamação no BACEN (Banco Central do Brasil), depois disso foi me enviado um Visa Eletron (apenas débito) e um Visa Nacional (crédito).
Considero que o banco não tem o direito de substituir de forma arbitrária a bandeira do meu cartão. Afinal já estava acostumada a comprar em vários estabelecimentos, em muitos deles seria impedida se continuasse a utilizar a bandeira ELO como o banco quer! Fora que ninguém gosta de ter que sacar para conseguir concluir uma compra.
Acho a ideia do cartão de bandeira nacional válida, porém me recuso a utilizá-lo enquanto a sua aceitação não for ampliada para outras máquinas além da Cielo.
Há um projeto de lei que prevê a suspensão da exclusividade de bandeiras com máquinas e terminais, se ele for aprovado acredito que ai sim as bandeiras nacionais ganharão espaço no mercado pois terão aceitação equiparada as grandes empresas do setor – em um mercado dominado por Visa e MasterCard!
Deixe uma resposta