Há alguns meses o Itaucard lançou uma nova modalidade de cartão de crédito inédita no país, prometendo uma taxa de juros abaixo do praticado pelo mercado, em média 6% a.m, porém ele também possui uma forma diferenciada para calculo dos juros, não sendo feito mais pelo vencimento da fatura e sim pela data de realização da compra. Atualmente, a maioria dos novos cartões de crédito que são emitidos pelo Banco Itaú são do segmento 2.0, contudo, o cliente pode pedir para voltar para a versão convencional caso se sinta insatisfeito com o produto.
Novos cartões do Itaucard priorizam o segmento 2.0 (divulgação) |
Na prática o cartão de crédito só muda para aqueles que costumam atrasar o pagamento da fatura, ou que, realizam parcelamento e/ou pagamento mínimo. Para quem sempre paga o valor total da fatura até a data do vencimento nada muda.
Contagem do juros é feita a partir da data da compra
A principal vantagem – ou desvantagem – está no fato da contabilização dos juros ser feita sempre a partir da data da compra, e não, a partir da data em que a fatura foi atrasada e/ou financiada. Em alguns casos isso pode ser uma vantagem e fazer o consumidor pagar menos juros. Porém, em outros, mesmo a taxa de juros sendo menor, pode impactar no pagamento de mais juros devido ao prazo de contabilização da incidência de juros.
Exemplo: O cliente não efetuou o pagamento na data do vencimento. Em vez do banco cobrar juros pelo dia de atraso do pagamento, ele vai cobrar juros desde a data em que a compra foi realizada. Se a compra tiver sido parcelada, os juros incidirão sobre todo o período da parcela até a data de vencimento.
Essa modalidade pode ser uma armadilha, pois o período de contabilização dos juros é maior, em alguns casos. Os juros médio do cartão 2.0 é de 6% ao mês, contra 14% a.m da versão convencional, mesmo essa taxa sendo mais de cinquenta por cento inferior, ela não significa que é sempre vantajosa pois a forma com que os juros são calculados também foi alterada.
Segundo a instituição, essa forma de contabilização de juros é muito comum no exterior – logicamente que com uma taxa de juros muito inferior a praticada no Brasil – pois ela permite que a administradora cobre juros a partir da data da compra em caso de atraso ou pagamento mínimo.
A boa notícia é que inicialmente o Banco Itaú permite que os clientes que se sintam insatisfeitos com a nova modalidade, migrem, para a versão convencional. Para solicitar a troca basta ligar para o 3003-3030 ou 0800-720-3030, o procedimento é gratuito.
O ideal é que o consumidor nunca utilize o crédito rotativo do cartão de crédito. Pagando sempre em dia e o valor total da fatura, não há diferença entre o cartão Itaucard convencional e o 2.0.
Deixe uma resposta