Uma tecnologia inspira no token vai gerar cartões virtuais para compras pela internet, evitando que você tenha que informar os dados do cartão de crédito principal.
Estima-se que a maioria das fraudes com o Cartão de Crédito aconteça através das compras pela internet, não é pra menos, afinal o fraudador só precisa ter tido contato visual com as informações impressas, tais como, nome, data de validade e código de segurança que fica impresso no verso, com isso ele já consegue realizar uma compra fraudulenta na internet. Mas isso pode estar por um fim, uma empresa holandesa de segurança está negociando com bancos brasileiros uma tecnologia que dispensa as informações do cartão principal em compras pela internet. A ideia foi inspirada nos tokens bancário – aparelhos ou aplicativos que geram números aleatórios para validação de transações – com isso os bancos criarão cartões virtuais de uso único, dificultando as fraudes na internet.
Como é hoje – Pra comprar na internet basta que o usuário informe o número do cartão, data de validade (vencimento) e o código de segurança impresso no verso (próximo a tarja de assinatura). Então se alguém descobre essas informações acaba conseguindo comprar com o seu Cartão de Crédito em praticamente qualquer site na internet.
Token é a solução
Semelhante ao token bancário (chaveiro) o número do cartão virtual poderá ser gerado por um token físico ou ainda através de um aplicativo para smartphones. Com base no cartão de crédito principal o número gera cartões de crédito alternativos com numero, data de validade e código de segurança, essas informações poderão ser utilizadas uma única vez, apenas em compras pela internet.
A tecnologia batizada por enquanto de “Tokenização” não está disponível ainda, entretanto a empresa franco-holandesa Gemalto já negocia com bancos brasileiros, até o final de 2015 uma instituição financeira já deve ser credenciada. A ideia é tornar as transações online mais segura e também proporcionar mais confiança ao consumidor, uma vez que ele têm o controle de suas informações e não precisa informar o número do cartão principal para conseguir comprar pela internet.
O Banco do Brasil já possui uma tecnologia parecida, chamado de Ourocard-e o usuário pode gerar por meio do Internet Banking (site) ou através de um aplicativo para smartphones um número de cartão virtual para utilizar em compras pela internet, a ideia é proteger as informações do cartão físico. O usuário pode definir o limite, quantidade de transações que o cartão virtual poderá ser utilizado, valor da compra, liberação ou não de transação internacional, etc.
O cliente fica mais protegido pois a sua informação do cartão é de uso limitado. É possível criar cartões apenas para comprar livros, aplicativos para celular, comprar em determinado site, etc.
Deixe uma resposta