Grande parte dos cartões de crédito cobra tarifas, uma das mais conhecidas e a que costuma pesar mais é a anuidade, isso porque dependendo do cartão de crédito ela pode custar facilmente mais de trezentos reais por ano, normalmente o pagamento é efetuado parcelado. Embora existam opções de cartões sem anuidade, a maioria dos bancos disponibiliza apenas com essa tarifa, nesse artigo vamos falar sobre a legalidade dessa cobrança, será que a anuidade do cartão de crédito é legal? Quanto mais elitizado for o cartão, mais caro tende a ser a cobrança, mas pra que será que ela serve?
Infelizmente a anuidade dos cartões de crédito é uma tarifa regulamentada pelo Banco Central do Brasil, portanto as administradoras podem cobrá-la normalmente de seus clientes. O valor da cobrança também é definido pela administradora, o BCB não define um valor mínimo e nem máximo da cobrança, tanto que já existem no mercado cartões com anuidade de R$25,00 a mais de R$ 1 mil, portanto é preciso ficar atento ao valor no momento de solicitar um Cartão de Crédito.
Note que a administradora pode cobrar anuidade para todos os cartões, titulares e adicionais.
Os bancos alegam que a anuidade serve para bancar custos do cartão de crédito com o programa de milhagem, emissão da bandeira internacional, envio de fatura, atendimento ao cliente e manter um departamento de segurança para monitorar todas as transações. Entretanto não podemos esquecer que os bancos e administradoras de cartões de crédito já lucram uma porcentagem sobre todas as suas compras, em média os lojistas pagam 5% só para aceitar pagamento à vista com o dinheiro de plástico, no parcelamento são incluídas outras taxas. Então mesmo não pagando anuidade a administradora não deixa de lucrar! O lucro vêm das compras, juros excessivos, parcelamentos com juros, etc.
Motivos que justificam o não pagamento da anuidade
Como mencionamos no começo desta matéria, existem alternativas gratuitas aos cartões de crédito sem anuidade, recomendamos a escolha, isso porque administradora já lucra uma porcentagem sobre todas as suas compras, sendo assim tudo que você compra com o Cartão de Crédito a empresa lucra, então isso não justifica o pagamento da anuidade.
Opte por um que ofereça a isenção da anuidade ou então negocie o valor junto a administradora. A maioria dos bancos permite que o cliente entre em contato para negociar, muitas vezes é possível conseguir descontos ou até mesmo isenções da cobrança. Se a isenção não for possível, verifique a possibilidade de trocar seus pontos/milhas do programa de fidelidade por desconto na anuidade – mas fique dê olho na pontuação exigida, nem sempre isso compensa – alguns clientes utilizam a tática de ameaçar cancelar.
Deixe uma resposta