O Cartão Nacional de Saúde – CNS é um documento que se tornou obrigatório para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ele tem por objetivo alimentar um banco de dados com informações dos pacientes, dentre as informações incluídas estão: consultas realizadas, médico, tratamentos, medicação de alto custo, cirurgias e doenças do paciente. O Cartão do SUS é obrigatório também por aqueles que não são usuários do sistema público, isso porque os planos de saúde passaram a ser obrigados a informar a numeração de cada conveniado, isso porque em caso de atendimento de um paciente da rede particular na rede pública, o plano deve indenizar o Ministério da Saúde.
A emissão do Cartão CNS só pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entretanto caso você já tenha se cadastrado é possível tirar a segunda via por meio da internet, basta que para isso acesse o Portal do Cidadão criado pelo Ministério da Saúde.
O procedimento indicado nessa matéria refere-se apenas a 2 via do número do Cartão SUS. Caso ainda não tenha cadastro procure uma unidade básica de saúde com RG, CPF e comprovante de residência.
2ª VIA DO NÚMERO DO CARTÃO SUS
Online é possível tirar apenas a segunda via do número do Cartão Nacional de Saúde, caso você não tenha o documento a ferramenta não poderá ser utilizada, visto que ela serve apenas para pesquisa da numeração em caso de perda do cartão. É possível realizar a consulta através do nome completo ou então através do número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).
Primeiro passo – Acesse o Portal do Cidadão do Ministério da Saúde
Segundo passo – Selecione qual o tipo de consulta que deseja realizar:
- Consulta por número do CNS ou CPF (mais recomendada);
- Consulta por nome completo, data de nascimento e município de nascimento;
Posteriormente basta seguir as instruções apresentadas na tela. Após informar os seus dados a ferramenta realizará uma pesquisa no Banco de Dados do Ministério da Saúde, caso seja localizado cartão do SUS em seu nome ele será apresentado.
Anote o número do CNS informado, não é necessário imprimir a página de confirmação do número, pois o que vale é a numeração. Caso queira um cartão físico será necessário procurar uma unidade básica de saúde, entretanto salientamos que o cartão físico não é necessário, visto que só o número do documento já é suficiente para informar no cadastro dos hospitais e/ou em seu plano de saúde.
Deixe uma resposta