Perdeu ou danificou seu Cartão do Cidadão? Então veja qual o procedimento para solicitar gratuitamente uma segunda via sem ter que ir até uma agência da Caixa Econômica Federal.
O Cartão do Cidadão desburocratizou diversos serviços ao trabalhador, permitindo que eles sejam realizados por meio da internet, caixas eletrônicos ou ainda através das Casas Lotéricas. Em caso de perda, roubo, extravio ou quebra do cartão basta solicitar gratuitamente uma segunda via junto a Caixa Econômica Federal, solicitação pode ser realizada dispensando o comparecimento a uma agência, isso porque os cidadãos podem pedir um novo cartão por telefone.
Serviços na internet – Quem possui o Cartão do Cidadão pode utilizar diversos serviços na internet, é possível, por exemplo, acompanhar o saldo do PIS, FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), abono, dentre outros serviços. É possível inclusive cadastrar-se no serviço de alerta de depósitos no FGTS por SMS, dessa forma o usuário é informado sobre cada depósito que o seu empregador fizer em sua conta.
Como tirar a segunda via
A 2a via pode ser solicitada gratuitamente pelo telefone da Caixa Econômica Federal (CEF), basta que o interessado entre em contato com o 0800-726-0207 ou 080-726-0101. É importante que tenha em mãos o número do PIS (Programa de Integração Social) ou do Pasep.
Se preferir peça a segunda via em qualquer agência da Caixa, basta pedir um formulário a um funcionário. É preciso também apresentar: RG ou CNH, CPF, comprovante de residência, Carteira de Trabalho e número do PIS ou Pasep.
Forma de envio – há duas opções para entrega do cartão. O usuário pode optar pela entrega em seu endereço (realizada pelos Correios) ou então em uma agência da Caixa Econômica Federal de sua escolha. O prazo de entrega em ambos os casos é de até trinta dias corridos, entretanto normalmente o Cartão do Cidadão é entregue antes desse prazo.
Quem têm o Cartão do Bolsa Família não precisa pedir o Cartão do Cidadão, visto que ambos possuem a mesma função. O Cartão do Bolsa Família também possibilita o acesso aos benefícios sociais e/ou trabalhistas.
Deixe uma resposta