As administradoras só podem cobrar por seguros adicionais com a autorização do cliente, muitos consumidores pagam por seguros sem saber que eles são opcionais, o cliente não é obrigado a pagar por um seguro que não solicitou. A maioria acaba sendo desnecessário, principalmente o seguro básico de “Perda e Roubo”, isso porque o consumidor já é protegido legalmente, já que é a administradora que é responsável pela segurança do meio de pagamento.

Ao entrar em contato com a Central de Atendimento é muito difícil que o atendente não tente lhe empurrar um seguro. Normalmente as desculpas são as mesmas, o valor é muito “baixo”, então os atendentes fazem o custo diário (dá uns três centavos), com isso o cliente acaba nem percebendo quanto tal despesa vai custar em um ano.
Vamos lá, no caso de um seguro básico que custa R$ 6,99 ao longo de um ano o cliente terá desembolsado R$83,88, viu só como o valor não é tão baixo quanto você pensava?!
Por que o seguro perda e roubo não vale a pena? Simples, o seguro perda e roubo básico tem o objetivo de prevenir o cliente contra compras não realizadas por ele. A questão é que o consumidor não pode ser obrigado a pagar pelo que não comprou, a segurança do meio de pagamento é responsabilidade da administradora.
Além disso o uso do cartão de crédito é pessoal e intransferível, portanto o estabelecimento deveria ter checado se o utilizador do cartão é realmente o titular (mesmo em cartões com chip). Com isso podemos dizer que a responsável pela segurança será sempre a “Administradora”.
Sabendo disso muitos atendentes justificam a contratação com a seguinte frase “Mas tendo o seguro o atendimento será mais rápido em caso de alguma compra indevida”, isso é mentira! A burocracia enfrentada pelo consumidor será a mesma caso não tivesse seguro, isso porque o setor de segurança terá que checar se o débito feito em seu cartão de crédito é realmente indevido, isso pode demorar dias para acontecer.
Para estimular o consumidor a contratar a maioria desses seguros são premiáveis, ou seja, você concorre a prêmios todos os meses, porém lembre-se que a probabilidade de ganhar é na maioria das vezes menor do que o de ganhar na Loteria.
O cancelamento de um seguro deverá ser feito diretamente a central de relacionamento do seu banco ou administradora, é um direito seu! Lembre-se de que os seguros são opcionais, portanto você tem o livre arbítrio para decidir se contrata ou não o serviço.
Deixe uma resposta