É possível comprar na função débito em lojas e estabelecimentos com o Cartão da Poupança sem precisar realizar um saque? É cobrada alguma tarifa?
Ao abrir uma conta poupança o cliente recebe um cartão de plástico semelhante ao cartão de crédito, ele serve basicamente para a realização de movimentações da conta poupança. Com ele o poupador pode sacar dinheiro nos terminais de autoatendimento da instituição e o que pouca gente sabe é que ele também permite a realização de compras na função Débito de forma gratuita.
O cartão de débito da conta poupança pode ser emitido nas bandeiras Visa, MasterCard, Elo ou Hiper, sendo que a disponibilidade da versão internacional dependerá da bandeira e do contrato com a instituição. A grande vantagem de usar a função débito é que o cliente não precisa sacar dinheiro para comprar, basta realizar a compra diretamente no estabelecimento, o valor da compra sairá automaticamente da sua conta poupança (débito).
As compras no débito são autenticadas por meio da digitação de uma senha de quatro ou seis dígitos na máquina ou terminal de cartões. Pelo fato do dinheiro ser descontado automaticamente do seu saldo bancário, não é possível realizar o parcelamento de suas compras.
Diferença entre débito e crédito – O cartão de crédito funciona com base nos limites de crédito disponibilizado pela administradora ou banco. Já o Cartão de Débito funciona com base no saldo bancário, sendo que o valor da compra é descontado automaticamente.
Fique tranquilo pois diferentemente do Cartão de Crédito não há nenhuma tarifa pela utilização da função débito. Não é cobrada nenhuma mensalidade ou anuidade nos cartões de débito, desde que não sejam múltiplos (débito e crédito).
A principal vantagem de se utilizar a função débito ao invés de sacar é que o titular da conta não consome “saques”. Normalmente as contas poupança põem um limite de dois saques sem custo, tudo que exceder será cobrado. Já as compras no débito podem ser utilizadas gratuitamente e de forma ilimitada.
Como o cartão de débito da poupança funciona com base no saldo bancário, não existe limite de crédito, porém o banco ou administradora pode limitar o valor máximo de compras ao dia, assim como existe o limite diário de saque por questões de segurança. Para mais informações sobre o limite consulte o seu banco.
Deixe uma resposta