No momento da abertura de uma conta poupança recebi um cartão bandeirado, esse cartão é de crédito ou de débito? Posso parcelar minhas compras com ele?
Ao abrir uma conta poupança o titular recebe em até trinta dias um cartão, ele serve para realizar movimentações na conta poupança, podendo ser utilizado para realizar saques nos caixas eletrônicos e também compras (sem precisar sacar). Muitos consumidores tem dúvida a respeito da utilização do cartão da poupança em compras, já que a maioria possui as bandeiras Visa, MasterCard ou ELO, pois saiba que ele pode ser utilizado apenas na função débito, pois não se trata de um cartão de crédito, entenda a diferença.
O Cartão de movimentações da poupança funciona apenas na função débito, isto é, tudo que for comprado com ele será automaticamente descontado do saldo da sua conta poupança, não há nenhum custo adicional para utilização da função débito, sendo inclusive mais vantajoso para o consumidor pois não é preciso realizar saques.
Posso parcelar uma compra no Cartão da Poupança?
Não, conforme dito anteriormente o cartão da poupança é de débito, por essa razão o valor da compra sairá instantaneamente do seu saldo bancário. Por essa razão não é possível realizar o parcelamento de suas compras, para realizar o parcelamento é necessário ter um Cartão de Crédito, que é totalmente diferente de um cartão de débito.
É seguro comprar com o Cartão de Débito?
Sim, trata-se de um método de pagamento seguro pois no momento da realização da compra é necessário a digitação de uma senha de uso pessoal e intransferível. A maioria dos bancos oferece cartões de débito com chip de segurança e senha, o que aumenta consideravelmente a confiabilidade das transações.
Normalmente uma conta poupança possui um limite de até 4 saques mensais, por essa razão recomendamos que em vez de realizar o saque compre utilizando a função débito, pois ela é gratuita e pode ser utilizada de forma ilimitada, ou seja, é possível realizar compras no débito quantas vezes forem necessárias.
No cartão da poupança o limite de compras é igual ao saldo que você tem disponível na conta. Fique ligado pois alguns bancos determinam também um limite diário de segurança, caso o consumidor queira realizar uma transação de um valor muito alto no débito, deverá comunicar previamente a administradora.
Deixe uma resposta