Neste artigo vamos falar sobre o Cartão Múltiplo, ele é um plástico fornecido pelos bancos, sendo tanto cartão de crédito como de débito, o cliente pode usar as duas funções.
Já explicamos qual é a diferença entre Cartão de Débito e Crédito, neste artigo vamos falar sobre o funcionamento de um tipo de cartão que inclui os dois métodos de pagamento em um único plástico, trata-se do Cartão Múltiplo, ele tem sido enviado pelos bancos aos correntistas como cartão principal, a função débito é ativada automaticamente por padrão, entretanto para usar a função “Crédito” é necessário pedir a ativação junto ao banco ou administradora responsável.
Ao fazer pagamentos com o Cartão certamente você já deve ter sido questionado da seguinte maneira:
É Crédito ou Débito?
Tal pergunta é feita justamente pois existem “plásticos” que possuem as duas funções (Débito e Crédito), então o cliente tem o poder de escolha, ele pode optar por pagar no crédito ou no débito, de acordo com a sua preferência. Então podemos concluir de maneira simplificada que o Cartão Múltiplo é aquele que possui tanto a função Crédito quanto Débito, a decisão sobre qual opção escolher será do cliente no momento da compra.
Cartão de Crédito
Essa função é a mais utilizada, ela permite o parcelamento de suas compras (dependendo do estabelecimento), além disso não é necessário ter dinheiro na conta, visto que o valor será lançado na fatura na data do vencimento escolhida, com isso o consumidor pode ganhar ainda até 40 dias para pagar suas compras – caso efetue a compra na melhor data – basta comprar na melhor data ou dia.
Ter um cartão múltiplo não significa que a pessoa tenha também um “Cartão de Crédito”, isso porque normalmente essa função é bloqueada, sendo que o seu desbloqueio depende da análise de crédito do banco administrador.
Cartão de Débito
Diferentemente do Cartão de Crédito, o de Débito não permite o parcelamento de suas compras, ele pode ser utilizado apenas para compras à vista, isso porque o valor da transação será descontado automaticamente do saldo da conta vinculada ao cartão, o que pode ser conta-corrente, poupança, salário ou ainda de investimentos.
Com o Cartão Múltiplo a escolha entre usar a função débito ou crédito deve ser efetuada no momento da compra. É preciso, no entanto, ficar atento a seleção da opção, pois é muito comum estabelecimentos lançarem a compra no débito sendo que o cliente queria no crédito e vice-versa.
Deixe uma resposta