O Cartão SUS se tornou um documento praticamente obrigatório para todo usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), recentemente até os planos de saúde passaram a tornar obrigatório o documento, isso porque uma lei determinada que os planos de saúde deverão indenizar o Ministério da Saúde caso seus pacientes sejam atendidos pela rede pública. Neste artigo vamos ensinar que é possível descobrir o número do Cartão do SUS só pelo nome completo, se você tiver o número do seu CPF o procedimento se torna ainda mais fácil.
Online é possível pesquisar o número do Cartão do SUS. Normalmente o número já é mais do que suficiente, não é preciso emitir a segunda via do documento pois o cartão físico não possui validade como documento, o que vale é a numeração impressa que é utilizada pelos hospitais, postos de saúde, clínicas, etc.
PESQUISA PELO NOME COMPLETO
Caso tenha perdido o Cartão Nacional de Saúde (CNS) não se preocupe, pela internet dá pra descobrir o número do Cartão SUS através de uma pesquisa pelo nome completo ou pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física), essa consulta é pública e gratuita, disponibilizada pelo próprio portal do Ministério da Saúde.
Procedimento passo a passo:
1º Acesse o Portal do Cidadão do Ministério da Saúde
2º Procure pela opção [Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por nome], ou se preferir escolha a primeira opção que aparece no site, cuja pesquisa pode ser realizada pelo CPF, sendo muito mais precisa do que a segunda opção.
3º Caso tenha optado por realizar a pesquisa pelo nome completo, será necessário também informar o município de nascimento, data de nascimento e o nome da mãe, essas informações passaram a ser requeridas recentemente, pois muitas pessoas estavam usando essa plataforma para ter acesso ao número de CPF dos usuários do SUS.
4º Resultado – Após preencher o formulário de pesquisa o sistema lhe informará se foi ou não localizado Cartão SUS pelo seu nome completo ou CPF. Caso seja localizado ele será apresentado na tela, anote o número ou imprima a página com o resultado, pois o que importa é a numeração do documento e não o cartão físico.
Pesquisa pode ser feita pelo nome completo ou CPF (divulgação) |
Outra opção é pesquisar pelo número do CPF (divulgação) |
O CNS (Cartão Nacional de Saúde) é atribuído normalmente ao CPF (Cadastro de Pessoa Física), não podendo ser duplicado, ou seja, uma pessoa só pode ter um único cartão do SUS cadastrado em seu nome.
Deixe uma resposta