Será que vale a pena contratar um seguro perda e roubo no Cartão de Crédito? Ao contratar um Cartão de Crédito é quase que certo que em algum momento a administradora tentará lhe vender um seguro opcional, neste artigo vamos falar apenas do mais básico, que é o seguro contra a perda e roubo, ele normalmente custa entre R$4 e R$15 por mês. Em muitos casos essa “proteção” também inclui a distribuição mensal de prêmios através de sorteios. Mas será que é mesmo necessário contratar esse tipo de seguro? A resposta é não, entenda o porque neste artigo do site o Cartão.

Prevenção a fraude é de responsabilidade da administradora
Se o seu cartão for clonado ou utilizado indevidamente a administradora é obrigada a cancelar a compra, pois o consumidor não deve pagar por uma compra na qual não realizou. Portanto a segurança com relação ao meio de pagamento é uma responsabilidade da administradora.
Tendo ou não um seguro em seu cartão você já estará protegido em caso de uma compra indevida, pois a administradora não pode se recusar a cancelar uma compra não reconhecida pela cliente. O que ela pode fazer é investigar e provar que foi o cliente que fez determinada compra!
Uso pessoal e intransferível – No verso dos cartões e nos contratos normalmente tem uma frase dizendo “O uso do cartão é pessoal e intransferível”, isso quer dizer que apenas o titular do plástico poderá conseguir utilizar, mas isso nem sempre é checado pelo estabelecimento (mesmo nos cartões com senha).
Além disso o contrato entre os estabelecimentos e a máquina ou terminal de cartões prevê que no momento da utilização de um cartão deverá ser conferido se o comprador é o titular do cartão (mesmo que o plástico seja de senha), mas isso raramente acontece.
O seguro perda e roubo é uma proteção opcional e que pode ser dispensável, visto que a legislação já está ao lado do consumidor. Então a contratação desse seguro é apenas mais uma forma da administradora ganhar dinheiro, oferecendo uma proteção que já é de certa forma garantida. Infelizmente muitos atendentes agem de má-fé com o consumidor, afirmando que se não houver a contratação o cliente será responsabilidade em caso de fraude, o que não é verdade!
Além desse seguro muitas administradoras costuma oferecer seguros adicionais mais completos, tais como: seguro sequestro, saque mediante coação, seguro de vida etc. Neste caso cabe avaliar a necessidade, em muitos casos a contratação do seguro pode ser uma proteção importante (exceto o seguro perda e roubo que tem a “proteção garantida por lei”).
Queria agradecer por terem publicado essa matéria, eu tenho um cartão de crédito e encheram ele de seguro de tudo que é tipo. Depois de ler tudo isso eu liguei e consegui cancelar todas as cobranças. Quando eu fiz o cartão pensei que fossem obrigatórios, porque eles não perguntam se você quer contratar, eles falam assim. Seguro contra roubo, etc, podemos ativar essa proteção em seu cartão? Aí você acaba pensando que isso é obrigatório.
Pra cancelar foi difícil pois o atendente tentou me convencer a manter os seguros, mas graças a deus consegui me livrar de todos eles, agora vou economizar um bom dinheiro todos os meses.