O Crédito Score é um cadastro disponibilizado por algumas empresas de proteção ao crédito e que pode dificultar a aquisição de um Cartão de Crédito.
O Crédito Score é um cadastro polêmico que é mantido por algumas empresas de proteção ao crédito (as mesmas empresas que cadastram quem tem o nome sujo), ele é vendido para empresas e financeiras para que elas possam usá-lo como ferramenta para definir se concederá ou não crédito a determinado consumidor, já que ele apresenta uma estimativa da probabilidade que uma pessoa tem de se tornar inadimplente no horizonte de doze meses. Caso você tenha o nome limpo, emprego registrado, porém não esteja conseguindo contratar nenhum cartão de crédito, saiba que o provável motivo pode ser o Crédito Score, já que se você tiver uma baixa pontuação, poderá ser considerado como um cliente de alto risco.
Imagine uma pontuação que determina qual a probabilidade você tem de se tornar inadimplente? Quanto menor for o seu Score, mais dificuldade você terá para conseguir crédito em bancos, lojas, financeiras, etc.
Pontos
O cadastro funciona da seguinte maneira, para cada CPF (Cadastro de Pessoa Física) é atribuída uma pontuação que vai de 0 (zero) a 1000 (hum mil). Quanto mais próximo de mil for o seu score, melhor será o seu crédito, pois de acordo com a ferramenta você apresenta menos chances de se tornar um mau pagador com o decorrer do tempo, veja:
- Quanto mais próximo de 1000 MENOR a probabilidade de uma pessoa se tornar inadimplente;
- Quanto mais próximo de 0 (zero), MAIOR a probabilidade de uma pessoa se tornar inadimplente;
O grande problema desse cadastro é que ele não deixa claro qual a fórmula utilizada para “estimar” qual a porcentagem de risco que uma pessoa representa. Por exemplo: como é calculada a pontuação? O que gera pontos? O que faz uma pessoa perder pontos? Etc.
Lembro-me que meu primeiro cartão de crédito foi o mais difícil pra conseguir, isso porque eu tinha uma pontuação muito baixa neste tal de Score, já que não estava acostumado a comprar nada a prazo. Quanto tentava fazer um cartão de crédito, mesmo tendo o nome limpo, a resposta era sempre que a minha pontuação no Score estava muito baixa, então acabei demorando meses pra conseguir o meu primeiro cartão de crédito. Curiosamente depois de adquirir o primeiro obtive mais facilidade para conseguir outros.
No Rio Grande do Sul a empresa Boa Vista chegou a suspender a consulta ao Crédito Score depois de ter recebido diversos processos na justiça com pedido de indenização por danos morais por conta desse cadastro.
Deixe uma resposta