O consumidor que tiver o Cartão de Crédito Clonado deve entrar em contato imediatamente com a administradora, ela fará o bloqueio do plástico atual, solicitando posteriormente uma segunda via para o cliente. A contestação de todas as compras indevidas deverá ser feita pelo cliente através da comunicação a administradora, ela fará posteriormente a análise das compras realizadas e caso seja constatada a fraude elas serão retiradas de sua fatura, pois o consumidor não pode ser responsabilidade por uma compra não realizada, já que a segurança no meio de pagamento é uma responsabilidade da administradora e dos estabelecimentos.
Após entrar em contato com a administradora e informar que não reconhece determinada compra, o setor de segurança é acionado, ele investigará a transação realizada e se comprovada a fraude a cobrança indevida é retirada do cartão do cliente.
Cliente sem seguro – As compras não reconhecidas pelo consumidor devem ser retiradas independente dele ter ou não seguro adicional contra “perda e roubo”, isso porque nenhum cliente pode ser obrigado a pagar por uma compra não realizada, já que o uso do Cartão de Crédito deveria ser “Pessoal e Intransferível”.
Algumas administradoras solicitam que o cliente informe o ocorrido através de uma carta de próprio punho para então confirmar a contestação da compra. Se a compra não reconhecida já estiver lançada em sua fatura (fechada), recomendamos que entre em contato para saber o que fazer nessa situação. Normalmente eles pedem para que o cliente efetue o pagamento apenas das compras que reconhecer.
Receba sempre SMS da administradora – A maioria das administradoras permitem que o cliente faça a adesão a um serviço de mensagens, por meio dele todas as compras efetuadas são avisadas ao consumidor por meio do SMS, com esse serviço ativo pode ser muito mais fácil identificar uma compra indevida, isso porque o cliente poderá perceber rapidamente que foi vítima de fraude bancária. Entre em contato com o seu banco ou administrador e solicite que todas as compras efetuadas com o seu cartão titular e adicional sejam enviadas por SMS. A maioria disponibiliza esse serviço de forma gratuita.
Como meu cartão foi clonado? Essa é uma pergunta difícil de responder, o cartão pode ter sido clonado por algum estabelecimento ou quando você tentou utilizar um caixa eletrônico com dispositivo de roubo de dados instalado ou ainda ele pode ter sido clonado antes de chegar até você. Hoje em dia a maioria das fraudes é realizada pela internet, então basta que qualquer pessoa que teve contato com o seu cartão tivesse anotado ou fotografado o número do cartão, data de validade e o código de segurança para que conseguisse utilizar sem a sua autorização.
Deixe uma resposta