Se você comprou algo pela internet mas acabou descobrindo que foi cobrado mais de uma vez, saiba como solucionar e evitar esse problema.
Em compras na internet é preciso tomar cuidado com as compras em duplicidade, elas podem acontecer quando o consumidor faz uma nova tentativa de pagamento após um erro na página, pensando que o pagamento não foi computado o portador do cartão realiza uma nova tentativa, gerando dessa forma o pagamento indevido. Neste artigo o Cartão falará sobre como se prevenir da cobrança duplicada e também como solicitar o cancelamento caso este problema tenha acontecido contigo.
Como acontece a cobrança duplicada na internet?
Após selecionar os produtos no carrinho de compras do site o consumidor é levado para a tela de pagamento, lá deverá ser informado os dados do cartão, tais como, nome completo, número, data de validade e código de segurança (CVV). Porém caso a página apresente um dos erros abaixo há um sério risco de gerar pagamentos em duplicidade, veja:
- Queda na conexão durante o processamento do pagamento, obrigando o consumidor a refazer a transação;
- Página apresenta um erro e induz o cliente a tentar novamente sem saber que o pagamento anterior foi confirmado;
- Mais de um clique no botão de confirmação de pagamento (gerando mais de uma transação);
Dica – Mantenha o serviço de SMS sobre as compras do cartão ativo, dessa forma será possível descobrir na hora se já houve um pagamento aprovado antes de realizar uma nova tentativa. A maioria dos bancos e administradoras disponibilizam gratuitamente serviços de aviso de transações (compras) através de mensagens no celular.
O cancelamento de uma cobrança duplicada deve ser solicitado diretamente ao site responsável pela cobrança indevida, ele deverá proceder com o estorno de uma das transações que geraram a duplicidade no pagamento.
Minha experiência
Certa vez fui comprar um pacote de viagens na internet e acabei sendo cobrado duas vezes, no momento que fui realizado o site informou que houve um problema no processamento do pagamento, solicitando para que tentasse novamente, foi aí que ocorreu a cobrança indevida. Então a dica é sempre que houver erro no processamento do pagamento checar se a tentativa anterior não foi aprovada pela sua administradora, dessa forma você evitará a cobrança em duplicidade.
A mesma dica pode ser aplicada aos estabelecimentos físicos, se você já tiver inserido a senha e o caixa informar que será necessário tentar novamente pois o equipamento apresentou erro, solicite que ele verifique no histórico do equipamento se a transação anterior não foi aprovada.
O melhor mesmo é manter os serviços de alerta por mensagem de texto sempre ativo, dessa forma você fica sabendo na hora, quais compras foram aprovadas em seu cartão de crédito.
Deixe uma resposta