Ao receber a fatura do Cartão de Crédito o cliente nota que uma das compras realizadas não foi feita por ele, o que fazer nessa situação? De quem é a responsabilidade? Apesar de ser considerado seguro, nenhum método de pagamento é livre de falhas, no caso do cartão de crédito ainda existe no dia de hoje clonagem e uso indevido do plástico em compras pela internet, neste artigo vamos abordar sobre o cancelamento de compras não reconhecidas, ou seja, compras que podem ser consideradas como indevidas pela administradora.
Não ter seguro não é problema – A primeira dúvida que queremos esclarecer é o fato de ter ou não um seguro perda e roubo contratado em seu cartão, muitas administradoras vendem o seguro adicional como se ele fosse obrigatório para proteger de compras indevidas, quando na verdade não é! Mesmo não tendo seguro a administradora é obrigada a cancelar todas as compras que não forem reconhecidas pelo consumidor.
Como cancelar uma compra indevida?
Se recebeu a fatura e nela consta uma compra não realizada por você ou por um de seus adicionais o primeiro passo é ligar para a administradora e informar que não reconhece determinada compra. Quando isso acontece a administradora pede por medida de segurança o cancelamento do cartão atual e a solicitação de uma segunda via, pois o cliente alega ter o cartão de crédito fraudado.
Lembre-se: A responsabilidade pela segurança no meio de pagamento é da administradora. Infelizmente o cartão de crédito não é um meio de pagamento tão seguro, visto que qualquer pessoa que tenha tido contato com o seu cartão durante suas compras pode anotar os números, data de validade e código de segurança e posteriormente tentar utilizado para compra online, isto mesmo, não será solicitado nenhuma senha, apenas a numeração, data de validade e código de segurança do cartão. Então qualquer pessoa mal-intencionada pode anotar ou simplesmente fotografar os dados de seu cartão sem que você perceba.
Minha Experiência com compra indevida
Uma vez já tive o cartão utilizado indevidamente, a sorte é que o valor das compras eram baixos e que eu percebi a utilização indevida muito rapidamente devido a mensagem enviada pela administradora no momento em que as compras eram realizadas. Alguém anotou os dados de meu cartão e fez a compra de produtos automotivos parcelados em 8 vezes. Imediatamente liguei para a administradora e foi feito o cancelamento da compra e posteriormente a suspensão de todas as compras não reconhecidas por mim.
Recomendo que todos façam a adesão ao serviço de alerta de compras por mensagens SMS, ele pode previnir a utilização indevida, visto que o consumidor pode se dar conta da fraude no momento em que a compra é realizada e não mais apenas no recebimento da fatura.
Deixe uma resposta