O Cartão falará hoje sobre um problema não muito comum no cartão de crédito, trata-se da cobrança duplicada. Em muitos casos ao utilizar o cartão de crédito em um estabelecimento a máquina ou terminal de cartões pode apontar um erro na transação, o que faz com que o cliente tenha que inserir novamente a sua senha, porém a transação anterior pode ter sido aprovada anteriormente, com isso gera-se uma cobrança duplicada. Se isso acontecer veja o que deve ser feito para retirar uma dessas cobranças.
Em caso de cobrança duplicada o primeiro passo é entrar em contato com a central de atendimento da administradora do Cartão de Crédito para saber se o erro não é no sistema da administradora, se for deles, provavelmente removerão a cobrança e atualizarão o valor da fatura atual. Caso o erro tenha sido causado pelo estabelecimento, ou seja, ele cobrou duas vezes, deve-se entrar em contato com o estabelecimento para solicitar o estorno de uma das compras.
É importante guardar a nota ou cupom fiscal da compra para que a compra possa ser consultada. Normalmente o erro é percebido facilmente pois percebe-se que o intervalo entre uma compra e outra (duplicada) é curtíssimo.
Se o estabelecimento se recusar a devolver o valor pago indevidamente, aí a solução é procurar o Procon, para isso é indispensável ter a nota ou cupom fiscal da compra e se possível as duas vias confirmando que houve a duplicação da cobrança. A administradora de seu cartão de crédito poderá informar o número das pré-autorizações de compras contendo a data e hora.
Após digitar a senha é importante também que o consumidor fique atento ao terminal, isso porque muitos estabelecimentos agem de má-fé dizendo que não foi aprovado, quando na verdade a intenção é passar duas vezes a compra, dando a entender que aquilo foi um erro de processamento. Dependendo do valor da compra o cliente acaba nem percebendo que houve a cobrança em duplicidade, por essa razão é importante observar atentamente a fatura detalhada antes de efetuar um pagamento.
Dica – Evite introduzir sua senha duas vezes em uma máquina ou terminal, se o aparelho apontar erro peça para que o caixa consulte se a transação não foi aprovada anteriormente para evitar a cobrança duplicada. Uma dica é manter ativo o serviço de SMS da sua administradora para que com isso seja informado quando houver qualquer compra aprovada, isso evita pagar duas vezes pelo mesmo produto/compra.
Deixe uma resposta