Será que vale a pena fazer um saque no caixa eletrônico com o Cartão de Crédito? Saiba porque não compensa utilizar essa “facilidade” disponibilizada pelas administradoras.
O consumidor que utilizada o cartão de crédito para fazer saques em caixas eletrônicos está fazendo um péssimo negócio, isso porque as administradoras cobram tarifas e juros do rotativo sempre que o cliente realiza essa modalidade de “empréstimo” com o limite de crédito, além disso sempre que utilizar a função será cobrado o Imposto sobre Operações Financeiras.
É tentador ter um limite disponível para sacar no cartão de crédito sempre que você precisar, mas é preciso ter muito cuidado, pois tal facilidade é uma verdadeira armadilha para o consumidor já que os juros são surreais.
O que é?
Além do limite do cartão de crédito a maioria das administradoras costuma disponibilizar um limite exclusivo para realização de saques, normalmente ele é um valor bem inferior ao limite total de seu cartão de crédito. Caso você necessite poderá ir até um Caixa Eletrônico e sacar o valor necessário, o grande problema é os juros e taxas cobradas na utilização dessa praticidade que são altíssimos.
Caso você esteja decido a fazer essa “besteira” de sacar dinheiro com o cartão de crédito, saiba que o procedimento é relativamente simples, basta se dirigir a um caixa eletrônico utilizando a sua senha e selecionar a opção “saque no cartão de crédito”, selecionar o valor e pronto!
Felizmente a maioria dos estabelecimentos aceita cartão de crédito, então você não precisa realizar saques, apenas se necessitar muito do dinheiro em espécie.
Custo
Ao sacar dinheiro com o Cartão de Crédito o consumidor tem três custos: tarifa de saque (varia de acordo com o banco), IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e juros do rotativo, que é aquele mesmo juros abusivo de quando você realiza o pagamento mínimo do cartão de crédito.
Vale a pena utilizar?
Não, o valor cobrado na utilização dessa modalidade é abusivo em todos os cartões, é mais barato utilizar o cheque especial ou tirar um empréstimo pessoal. Caso você realmente necessite do valor, poderá utilizá-lo em uma emergência, porém prepare-se para o susto na hora de receber a fatura do seu cartão de crédito.
A Proteste (Fundação de Proteção ao Consumidor) fez uma pesquisa no ano passado e constatou que os juros cobrados na função saque podem chegar facilmente a 628% ao ano. A fundação orienta que os consumidores não utilizem tal função no cartão de crédito, pois este é a única forma de fugir das taxas abusivas.
Deixe uma resposta