Entenda a diferença entre o Cartão de Débito vinculado a uma conta corrente ou poupança e o Cartão Pré-pago que vem sendo disponibilizado por várias empresas.
A popularização de cartões no Brasil é um fato impressionante, hoje em dia é raro ver alguém que não utilize nenhum para realizar pagamentos. Na matéria de hoje explicaremos a diferença entre o Cartão de Débito e o Cartão Pré-pago, pois muitos leitores têm enviado mensagens perguntando qual a diferença entre ambos os meios de pagamento, em virtude disso criamos uma matéria explicando de forma bem sucinta o funcionamento de ambos.

Cartão de Débito
O Cartão de Débito está quase sempre associado a uma conta bancária, seja ela conta-corrente, poupança, investimento, etc. Ao abrir uma conta em banco certamente você receber um Cartão de Débito para movimentar o seu dinheiro. Este mesmo “plástico” também serve para realizar compras em estabelecimentos credenciados a bandeira, tudo que você comprar no “débito” será automaticamente descontado do saldo disponível na conta vinculada ao cartão.
- O Cartão de Débito quase sempre está associado a uma Conta Bancária;
- Ele só permite a compra a vista, pois o valor é descontado automaticamente do seu saldo bancário, sendo assim não é possível fazer parcelamentos, tal como é possível nos Cartões de Crédito;
- Não é cobrada nenhuma tarifa para utilizar a função débito de seu cartão;
- Não há emissão de fatura pois o valor já é descontado do saldo bancário;
- É possível também usá-lo para realizar saques nos Caixas Eletrônicos e Terminais de Autoatendimento do banco emissor;
Cartão Pré-pago
O Cartão Pré-pago vem se popularizando bastante, porém ele ainda é pouco conhecido. O seu funcionamento é bastante semelhante a um Cartão de Débito, porém são produtos diferenciados, isso porque o Cartão Pré-pago nem sempre precisa estar associado a uma conta bancária, com ele você pode depositar dinheiro para utilizá-lo para movimentar.
A maior diferença entre o Cartão de Débito e o Pré-pago é que o segundo cartão (pré-pago) permite a utilização em compras pela internet, visto que ele funciona na função “crédito”, porém ele não é um Cartão de Crédito, para saber mais leia a matéria Como funciona um Cartão de Crédito Pré-Pago.
A versão pré-paga está sujeito ao pagamento de tarifas dependendo da empresa emissora, tal como: tarifa de recarga, manutenção, saque, transferência, inatividade, etc. Verifique junto ao banco emissor quais são as tarifas praticadas.
Não é melhor abrir uma poupança para movimentar o próprio dinheiro? Essa é uma pergunta que temos recebido com frequência, muitos leitores questionam o fato da conta poupança oferecer um cartão de débito de forma gratuita para movimentar o próprio dinheiro e o cartão pré-pago possuir tarifas. Em partes podemos dizer que o cartão de débito é mais vantajoso pois não cobra tarifa, porém ele não pode ser utilizado para compras na internet, já o Cartão Pré-pago funciona na função “crédito” o que permite a utilização em sites, mas não se esqueça que ele não permite o parcelamento!
Conclusão – O Cartão de Débito é aquele que está vinculado a uma conta no Banco, seja ela Conta Corrente ou Poupança, ele é um produto oferecido gratuitamente, sendo assim você não paga para depositar dinheiro e realizar compras. Já o Cartão Pré-pago é um produto independente de conta bancária, ele tem como diferencial permitir inclusive a compra pela internet, porém ele está sujeito a tarifas para depósito (recarga) e/ou saques.
Deixe uma resposta