Muita gente tem o nome limpo mas não consegue fazer nenhum cartão de crédito devido a baixa pontuação no Score. Eu só descobri do que se tratava essa pontuação quando fui contratar meu cartão de crédito em uma loja, e o atendente falou que não foi aprovado porque eu tinha um Score baixo, aquilo me intrigou bastante pois eu havia como comprovar uma boa renda, porém a minha pontuação nesse tal de “Score” era insuficiente. Neste artigo vamos explicar o que é esse cadastro e também como aumentar a sua pontuação.

O score é uma ferramenta de análise de crédito que é oferecido pela maioria dos órgãos de proteção ao crédito, ele atribui uma pontuação ao consumidor que vai de 0 a 1000. Quanto mais próximo de mil, melhor é a sua pontuação consequentemente maior será a possibilidade de você ter um crédito aprovado no momento da análise. O score calcula a pontuação baseado no seu histórico de crédito, ele também calcula estatisticamente qual a probabilidade de uma pessoa se tornar inadimplente no período de 1 (um) ano.
Em diversos países esse cadastro é muito comum. Nos Estados Unidos por exemplo, a pontuação de crédito de uma pessoa é atribuída ao SSN (Social Security Number), durante toda a vida uma pessoa ganha ou perde pontos, de acordo com o seu histórico de crédito no país. No Brasil a legalidade do cadastro ainda é muito contestada, para se ter uma ideia a Boa Vista, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) suspendeu o cadastro em três estados do Rio Grande do Sul, devido a uma enorme quantidade de processos judiciais contra o Score.
Aumento do Score – O Score aumenta conforme o seu histórico de crédito, então quando você contra algum produto financeiro seu score pode aumentar. O score também pode ser reduzido caso seu nome esteja sujo, haja alguma pendência nos órgãos de proteção ao crédito. Na prática o cadastro ainda é um pouco escuro, isso porque pouca gente sabe como ele realmente é calculado, quais informações os órgãos de proteção ao crédito utilizam para fazer o cálculo, etc. A parte mais polêmica é o fato dele dizer estatisticamente qual a probabilidade que uma pessoa tem para se tornar inadimplente no horizonte de doze meses.
Uma dica para quem quer aumentar o score (um pouco) é atualizar o seu cadastro junto aos órgãos de proteção ao crédito, tais como, endereço e telefone.
E você o que pensa sobre o Score?
Deixe uma resposta