A preocupação dos bancos e administradoras de cartões com a segurança é crescente, o objetivo é prevenir as fraudes que geram enormes prejuízos. A MasterCard é uma das maiores bandeiras do mundo, em parceria com a Swipe está desenvolvendo um cartão bastante inovador, ele possui leitor de biometria (digital) e também tem um sensor NFC (Near Field Communication), através dele o próprio consumidor poderá concluir o pagamento no terminal, sem que tenha que haver o contato de terceiros com o plástico, proporcionando ainda mais segurança.
A tecnologia por enquanto está em fase de testes, mas estima-se que em 2015 ela já esteja disponível no mercado. O que se sabe é que o novo plástico terá um custo muito maior para ser produzido, porém o investimento será compensado uma vez que a administradora poderá se proteger de muitas fraudes com cartões e que geram prejuízos milionários aos bancos e administradoras de cartões.
No vídeo abaixo (em inglês) é possível conferir como o novo cartão deve funcionar.
O plástico possui um sensor de aproximação que faz a identificação sem que o cartão tenha que ter contato físico com o equipamento. A partir da aproximação do leitor o cliente deve posicionar o polegar no pequeno leitor de digitais, que é alimentado pela energia do próprio terminal, posteriormente a leitura o cliente deve aproximar novamente o cartão para concluir a compra. Após a confirmação da identidade do cliente pela digital, o sistema faz a liberação da compra, sem que seja necessário digital senha ou assinar comprovantes.
Nos estabelecimentos que não tiverem a leitura por NFC e suporte para a nova tecnologia, a compra poderá ser realizada da maneira tradicional, ou seja, por meio da leitura do chip ou da tarja magnética, tais como já acontece com os atuais cartões disponíveis no mercado. A empresa espera que o novo plástico já esteja disponível para comercialização em 2015, porém não há informações precisas sobre quais países e empresas devem ser os primeiros a adotar a tecnologia.
A biometria é considerada uma das mais seguras ferramentas de segurança, hoje ela está disponível no chip do passaporte, urnas biométricas, autoescolas, bancos, etc. Ela impede que outra pessoa se passe por você, uma vez que cada impressão digital é única.
Deixe uma resposta