É incrível como é possível pagar quase tudo com cartão nos dias de hoje, tamanha facilidade também têm seus problemas. Na matéria de hoje o blog O Cartão vai falar sobre um assunto que deve interessar a muitos leitores, trata-se da cobrança indevida de assinatura de revistas, sites, serviços, etc. É muito difícil cancelar este tipo de cobrança, eu mesmo já tive diversas experiências ruins, dentre elas posso citar a cobrança de um provedor de internet, assinatura de revista e também um site de empregos. Foi muito, mais muito difícil solicitar o cancelamento da cobrança quando não estava mais interessado nos serviços prestados, isso porque não conseguia cancelar.
Cobranças que mais geram reclamações nos cartões de crédito:
- Assinatura de revistas;
- Provedores de internet;
- Sites de emprego, relacionamento, portais, etc;
- Planos de odontológicos ou seguros de terceiros (que não a administradora);
- Mensalidade de aplicativos e programas (celulares ou computadores);
Para cancelar tal cobrança é preciso entrar em contato diretamente com a empresa que lhe vendeu, mas e quando ela não quer cancelar? Veja abaixo o que fazer:
Primeira alternativa
O primeiro passo para cancelar qualquer cobrança indesejado no cartão de crédito é entrar em contato com a empresa ou prestador de serviço que você contratou, isso porque ela tem a autonomia para fazer o cancelamento junto a sua administradora. Normalmente toda empresa disponibiliza um canal de atendimento para cancelar determinada assinatura/serviço, tal ferramenta pode ser acessado pelo próprio site da empresa ou via central de atendimento (telefone). Mas se porventura você não conseguir fazer o cancelamento pule para o segundo passo.
Segunda alternativa
As administradoras de cartões de crédito não tem a autonomia para fazer o cancelamento de uma compra ou despesa efetuada por você (quando ela é reconhecida). Mas não custa nada tentar, manifeste a sua administradora que determinada empresa está lhe cobrando indevidamente um produto que você já pediu para cancelar. Na maioria dos casos elas vão sugerir que você entre em contato diretamente com o estabelecimento que lhe vendeu o produto/serviço.
Terceira alternativa
Se mesmo depois de solicitar o cancelamento diretamente com a empresa ou prestador de serviço, não conseguir o cancelamento da cobrança, recomendo que cancele o seu atual cartão de crédito e peça uma segunda via. Dessa forma será gerado um número novo e a empresa não conseguirá mais concluir a cobrança com os dados do seu cartão antigo. Esta não é uma solução nada prática, mas foi a única que encontrei. Há muita gente que dá seguimento a reclamação na justiça, pois afinal foi um grande transtorno e principalmente um desrespeito ao consumidor.
Deixe uma resposta