O uso do cartão de crédito está crescendo cada vez mais no Brasil, atualmente fica difícil encontrar pessoas que ainda preferem o dinheiro para pagamento de suas compras. A utilização do dinheiro de plástico cresceu e o número de fraudes também, na matéria de hoje o blog O Cartão vai falar sobre o cancelamento de uma compra realizada indevidamente vou descrever também uma situação que aconteceu comigo neste mês e qual foi o procedimento adotado para a resolução do problema junto a administradora.
Para contestar a compra é necessário ligar para a Central de Atendimento da sua administradora.
No mês passado tive uma compra de R$39,90 não reconhecida por mim na fatura do cartão de crédito, felizmente o valor era baixo, mas não posso negar que fiquei muito assustado ao descobrir a fraude. Estava tranquilamente em minha casa, quando recebo um SMS da administradora do meu cartão avisando que uma compra de R$39,90 havia acabado de ser aprovada em uma editora de livros, naquele mesmo momento liguei desesperado para a administradora de meu cartão e fiz a contestação daquela compra.
Fui transferido para o setor de segurança da administradora, lá pude fazer a solicitação de cancelamento. Como havia indícios de que meu cartão pudesse ter sido clonado ou meus dados copiados, fui informado de que seria necessário realizar o cancelamento do meu cartão de crédito atual. Após a contestação do valor, o banco tem dois dias para analisar a despesa e confirmar o cancelamento, o que realmente foi feito depois de 2 (dois) dias.
Eu indaguei ao atendente como alguém conseguiu usar o meu cartão de crédito, sendo que eu estava da posse do mesmo. A atendente me informou que provavelmente quando fui utilizar o cartão em algum estabelecimento comercial, alguém deve ter anotado o número do meu cartão, data de validade e o código de segurança, com isso a pessoa acabou conseguindo concluir a compra pela internet. Há sites que são mais seguros e exigem a comprovação do endereço, porém há outros que são menos burocráticos, o que acaba por favorecer a prática de utilização indevida.
Dica – Depois do episódio eu fiquei com muito medo que isso pudesse acontecer novamente, para me prevenir, acabei raspando (apagando) o código de segurança que possui três dígitos e é impresso no verso do cartão, com isso eu evito que as pessoas que tenham contato com meu cartão, tenham acesso ao código. Eu fiz questão de memorizá-lo, pois eventualmente o código pode ser solicitado, principalmente caso eu tente efetuar uma compra online. Vale ressaltar que as administradoras não recomendam que o cliente apague o código de segurança, mas eu optei por fazer por conta própria para proteger ainda mais as minhas informações. Caso você não queira apagar o número, pode também colocar um pequeno adesivo em cima para que o código não fique visível. Afinal segurança nunca é demais!
Em caso de fraude é obrigatório que o cliente solicite o bloqueio do cartão atual. A administradora precisa enviar uma nova via ao cliente.
Anônimo says
Estou desesperada comprei um computador na internet, eu fui cobrado duas vezes. Como faço para cancelar?