O post de hoje é para retratar uma trapalhada no qual fui vítima, se assim posso dizer, efetuei o pagamento de um boleto do meu cartão de crédito num valor dez vezes maior do que eu realmente devia. O fato inusitado aconteceu por uma distrição minha, na pressa em efetuar o pagamento acabei errando, abaixo você confere o que aconteceu e como foi a resolução do meu problema. Apesar de considerar que isso é raro de acontecer, acredito que muitas pessoas ainda passarão pelo mesmo problema, pois o próprio Internet Banking de alguns bancos favorecem este tipo de erro.
Imagine a seguinte situação, você vai pagar a fatura do cartão de crédito cujo valor é R$ 121,11 e acaba pagamento R$1.211,11
É isso mesmo que você leu, cometi a “burrice” de pagar um valor dez vezes superior ao montante que devia para a administradora do cartão de crédito. Na hora que isso aconteceu entrei em desespero, pois após confirmar o pagamento minha conta bancária havia ficado negativa, pois eu sem saber acabei entrando no Cheque Especial. Minha primeira providência foi ligar para a Central de Atendimento do meu banco e explicar a situação, fiquei com um pouco de vergonha de reportar uma situação tão absurda, mas tomei coragem. O atendente disse que não era possível cancelar o pagamento, pois ele não havia sido agendado, para reaver o dinheiro eu deveria entrar em contato diretamente com a administradora do meu cartão para pedir o reembolso por pagamento indevido.
Procurei fazer isso logo que desliguei, porque não estava disposto a ficar pagando juros altíssimos no cheque especial.
Ao ligar expliquei toda a situação ao atendente, ele disse que não havia nada a ser feito naquele momento pois o pagamento ainda constava “em aberto” portanto eu deveria aguardar três dias úteis para verificar se o pagamento foi concluído. Após ver que o pagamento havia sido concluído, liguei para a Central de Atendimento e pedi o reembolso do valor pago a mais, que acabou ficando como crédito em minha fatura, o atendente me deu duas opções, deixar o valor como crédito para abatimento nas próximas faturas ou então pedir a transferência do valor para minha conta corrente, logicamente que optei pela transferência.
A administradora disse que o prazo para transferência desse valor é de 5 (cinco) dias úteis, pois bem, tive que aguardar. Após esse período recebi o valor em minha conta e já dei o problema como solucionado.
Moral da história – tive que arcar com os juros do cheque especial e acabei apreendendo que nunca se deve pagar um valor sem antes conferir pelo menos outras três vezes.
O grande problema é que alguns bancos pedem para você digitar o valor incluindo o centavos, só que é preciso separar o centavos por vírgula, já outros mostram apenas os números. Então tome bastante cuidado ao pagar um boleto pela internet ou pelo Caixa Eletrônico, confira o valor no momento da digitação, pois nem sempre é pedido para confirmar o pagamento uma segunda vez.
Unknown says
Acabei de fazer algo parecido.
Paguei um valor de uma outra fatura.
liguei na administração, falaram que precisa aparecer o crédito pra depois solicitar reembolso.
Oh céus.
Unknown says
Acabei de fazer algo parecido.
Paguei um valor de uma outra fatura.
liguei na administração, falaram que precisa aparecer o crédito pra depois solicitar reembolso.
Oh céus.
Emerson Reis says
Paguei o boleto de um cartão que já tinha cancelado, e foram 2000 reais, tive de pagar o cartão certo depois e é do mesmo banco. Como posso fazer? O banco não resolve, vou ao pro on…
Anônimo says
Pagueixa um boleto valor menor e o boleto foi recusado como recupero meu dinheiro
Wellington Freire says
Aconteceu comigo tambem.
Anônimo says
Aconteceu exatamente comigo…paguei 10x mais o valor da fatura, estou no aguardo dos tres dias…Valeu!!!