Segundo o MS, o Cartão do SUS é válido em todo o território nacional.
Importante: O procedimento para emissão da segunda via demostrado nesta matéria é válido apenas para aqueles que já possuem o Cartão Nacional de Saúde (CNS), mas que, por alguma razão, não possuem mais o número do documento. O número do cartão pode ser descoberto através de uma pesquisa pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física).
Para pesquisar o número do Cartão SUS ou CNS (Cartão Nacional de Saúde) o paciente interessado deverá acessar o site do Portal do Cidadão administrado pelo Ministério da Saúde, na página principal, deve selecionar o campo “Consulta à base do Cartão Nacional de Saúde”, há duas opções para consultar, por número e por nome. Selecione a última opção.
Para que a pesquisa possa ser realizada é necessário informar os seguintes dados: Nome completo, CPF, data de nascimento, município de nascimento e o nome da mãe. Após responder as perguntas e clicar em “pesquisar”, será apresentado ou não o número do Cartão do SUS. Caso seja localizado ele será informado, você pode imprimir a página de confirmação, pois, ela é válida como cartão.
O que vale no cartão do SUS é a numeração. O Cartão do SUS, por si só, não vale como documento de identificação. Então o usuário do SUS precisa apenas ter o número do documento.
Este cartão permitiu que o Ministério da Saúde criasse um Banco de Dados onde são descritos todos os procedimentos, tratamentos, doenças e medicamentos que o paciente faz uso. Essa base de dados é importante não apenas para os médicos, mas também para o Ministério da Saúde, pois proporciona mais transparência e dificulta o desvio de verbas.
Deixe uma resposta