O Cartão de Crédito se tornou o principal meio para realizar pagamentos e compras, por conta das suas facilidades. Um serviço que a maioria das administradoras e bancos oferecem por meio do cartão de crédito é o Saque, mas você realmente sabe como funciona essa função? Imagina quanto custa fazer um saque em espécie usando o cartão de crédito? Na matéria de hoje você vai conferir detalhes sobre essa operação e saber como utilizá-la. Já adiantamos que ela não é recomendada pois os juros são os mais altos do mercado, além disso são embutidas tarifas de saque em cada transação.
Saque no Caixa Eletrônico com Cartão de Crédito é muito caro! (Imagem: Pixabay) |
Veja um exemplo, ao sacar R$500,00 com o cartão de crédito você paga: R$500,00 do dinheiro sacado + Tarifa de Saque (varia conforme o Banco) + Juros (Pode chegar a mais de 20% ao mês dependendo da administradora do seu cartão).
Como podem ver acima usar essa operação não é nada barato, no final das contas você pagará muito, mais muito mais do que o valor sacado. Isso porque ao ir no caixa eletrônico e sacar em espécie é como se você estivesse solicitando um empréstimo de dinheiro para a sua administradora, porém os juros são os mais altos do mercado, muito superior ao cobrado por empréstimos pessoais, visto que o valor é refinanciado com os juros rotativo do cartão.
Então se você não puder gastar o dinheiro com o Cartão de Crédito, não realize um saque em espécie, a menos que seja realmente uma emergência. E atenção, ao usar o saque no exterior, você poderá se assustar com o valor cobrado, pois haverá ainda cobrança de IOF e uma cotação de moeda nada favorável ao consumidor.
Lembro-me do meu primeiro cartão de crédito, por uma alusão, acabei achando que tanto comprar com o dinheiro de plástico ou sacar daria na mesma (afinal a administradora também gastaria se eu comprasse com o cartão), engano meu, depois de receber a minha primeira fatura usando essa função, eu tratei de nunca mais cogitar a possibilidade de utilizá-la. O saque com cartão de crédito é mais um produto financeiro utilizado pelas administradoras de cartões de crédito, porém a taxa de juros é tão alta que é impossível utilizá-la, tal função é mais cara do que efetuar um pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito.
O custo dessa função é tal alta, que as próprias administradoras só deixam utilizar um percentual bem baixo do limite de crédito total do cartão.
Deixe uma resposta