Os cartões de plásticos (crédito, débito e pré-pagos) são os meios preferidos para pagamento de compras hoje em dia. Se você está começando a utilizar essa modalidade de pagamento é muito comum surgirem algumas dúvidas, afinal são nomes parecidos que acabam confundindo a cabeça, existe basicamente quatro tipos de cartões no mercado: Cartão de Crédito, Débito, Pré-pago e Múltiplo. Na matéria de hoje o blog cartões tentará de uma forma bem simples explicar a diferença para que você possa distinguir cada uma dessas modalidades. O meu primeiro cartão gerou todas essas dúvidas, demorei muito tempo para distinguir a diferença entre cada uma dessas modalidades, espero que com as dicas e explicações abaixo você possa compreender.
O que é Cartão de Crédito
O Cartão de Crédito é o mais utilizado, trata-se de uma modalidade em que o banco ou administradora concede ao cliente um limite para que o cliente possa gastar em compras. O valor gasto deve ser pago por meio de uma fatura na data do vencimento, portanto você gasta e depois paga o banco ou administradora do seu cartão de crédito por meio da fatura que é enviada até a data do vencimento.
O cartão de crédito tem muitas vantagens, visto que você pode parcelar suas compras em até 12 vezes sem juros e usar o limite para gastar. Dependendo da data escolhida para a compra a fatura pode ter data de vencimento para até 40 dias depois da compra.
Cartão de Débito
O Cartão de Débito é o oposto do de crédito, nele você lida com o próprio dinheiro que normalmente está atrelado a uma conta poupança ou corrente. Você tem que ter o dinheiro no banco para poder gastar. Ao efetuar uma compra com o cartão de débito o valor é descontado automaticamente de sua conta. É como se fosse um pagamento à vista (em dinheiro) com o diferencial que você não precisa ficar andando com dinheiro em espécie. Já a desvantagem é que não é possível fazer o parcelamento pois o valor total sai instantaneamente da sua conta bancária.
Cartão Múltiplo
Depois que você entendeu o que é o Cartão de Crédito e Débito fica muito mais fácil entender o que é o Cartão Multiplo. Trata-se de uma modalidade que inclui no mesmo plástico o Cartão de Crédito e de Débito. O cliente deve escolher qual opção utilizar no momento da compra, sabe aquela famosa perguntinha: É crédito ou débito? Você pode escolher qual delas quer utilizar já que o cartão tem as duas funções.
Cartão Pré-pago
Essa modalidade é a menos utilizada nos dias de hoje, trata-se de um cartão que o próprio cliente recarrega com dinheiro e utiliza para compras (apenas à vista). É muito semelhante ao cartão de débito, porém não precisam necessariamente estar atrelado a uma conta corrente ou poupança. Hoje em dia inclusive existem cartão pré-pagos que podem ser utilizados com o celular.
Nacional, Internacional, Gold e Platinum
- Cartão Nacional: pode ser utilizado apenas no Brasil;
- Cartão Internacional é aceito também no exterior;
- Cartão Gold, Platinum ou Black são segmentos utilizados pelos bancos para clientes com maior poder aquisitivo. Para ter um cartão Gold por exemplo a maioria dos bancos exige renda acima de R$2.500. Já para o cartão platinum a exigência é de no mínimo R$5.000 lembrando que os critérios são definidos pelos bancos e administradoras de cartões de crédito.
Conclusão
Cartão de Crédito
Cartão de Crédito é aquele que oferece um limite para você efetuar compras à vista ou parceladas, devendo ser pago por meio de fatura na data do vencimento. Você não precisa ter o dinheiro pois está trabalhando com o limite do banco ou administradora do cartão.
Cartão de Débito
É como se fosse uma compra à vista pois o dinheiro da compra é descontado automaticamente do seu saldo bancário. Não é possível fazer parcelamentos e você só pode gastar o dinheiro que tem no banco.
Cartão Múltiplo
É o cartão que tem a função débito + crédito. Você deve escolher qual opção quer utilizar no momento da compra.
Cartão Pré-pago
É um cartão similar ao cartão de débito, você tem que recarregá-lo com dinheiro para poder utilizar.
Espero que as dicas acima tenham sido úteis. Caso tenha ficado com algumas dúvidas ou considere o conteúdo do texto confuso, comente abaixo para que possamos explicar com outras palavras.
Anônimo says
Obrigado, agora entendi a diferença entre o de credito e o de débito. Queria que o meu banco tivesse me dado um de crédito.