Atualmente o Cartão de Crédito é o principal responsável pelas compras parceladas, e consequentemente ele representa uma grande porcentagem das dívidas dos consumidores. É preciso tomar muito cuidado para não ficar todo endividado no dinheiro de plástico, afinal os juros dos cartões de crédito podem chegar a mil por cento ao ano como já mostramos em uma matéria antiga aqui no blog. Muitos brasileiros acabam transformando essas dívidas em “impagáveis” afinal são juros sobre juros o que é muito perigoso para a saúde financeira. Ninguém quer ter o nome incluído na lista de proteção ao crédito do SPC ou Serasa. Você sabia que um dos principais responsáveis pelo endividamento no cartão é o excesso de limite oferecido pela administradora? Pois bem, hoje falaremos sobre como solicitar a redução do limite para facilitar o controle dos gastos.
São pouquíssimos consumidores que pedem a redução do limite. A maioria quer só aumentar esse valor, no entanto isso é muito perigoso, pois limite acima da capacidade de pagamento pode significar um grande problema caso você não seja uma pessoa muito controlada financeiramente ou então tenha cartões adicionais em nome de pessoas assumidamente compulsivas por compras.
Redução do Limite dos Cartões Adicionais
Quando se dá um cartão adicional é o titular que está assumindo aquela dívida. Então é preciso tomar alguns cuidados para que essa pessoa não gaste além da sua capacidade de pagamento. Uma boa dica para isso é solicitar na Central de Atendimento ao Cliente do seu cartão a redução ou limitação do que pode ser gasto pelo cartão adicional, dessa forma você estará impondo um limite. Uma alternativa mais flexível é impor o limite de gastos para a pessoa, mas infelizmente são poucos que acompanham todas as compras e gastos que foram feitos no mês.
Imagine o perigo que o Titular de um cartão corre caso o adicional se descontrole e gaste além da sua capacidade de pagamento.
Redução do limite do Cartão Titular
É muito bonito quando você olha na fatura do cartão de crédito e vê que tem um valor alto de limite, muitas vezes ultrapassando várias vezes o seu salário. Mas tome cuidado com isso, pois o que as administradoras querem é que você se endivide, dessa forma podem comprar juros e multa, que são os principais responsáveis pelos lucros dessas empresas.
Se você achar que o limite está muito alto, aconselhamos que entre em contato com a administradora do cartão e solicite a redução. Peça também para tirar a avaliação emergencial de crédito e o aumento automático do limite sem a sua autorização.
Se possível concentre seus gastos em apenas um Cartão de Crédito, dessa forma fica mais fácil para você consultar o quanto já gastou no mês.
Deixe uma resposta