No mercado existem muitos tipos diferentes de cartões: cartões de crédito, débito, pré-pago, espelho e múltiplo. Com tanta variedade muitas vezes o consumidor acaba ficando na dúvida e achando que tudo é a mesma coisa. Na matéria de hoje você vai entender como funciona o Cartão Múltiplo.
Conceito
O cartão múltiplo é um cartão que possui duas funções em apenas um produto (plástico). Ele é um cartão de crédito e ao mesmo tempo um cartão de débito. O cliente pode decidir no momento da compra qual função pretende utilizar caso as duas estejam habilitadas. Agora que você já entendeu que o Cartão Múltiplo é aquele que é Débito e Crédito, entenda abaixo o conceito dos dois:
Cartão de Crédito
Cartão de Crédito é aquele que você não precisa ter dinheiro no banco para utilizar, basta ter limite disponível (crédito que o banco ou administradora libera). As compras feitas com ele podem ser parcelas em até 12 vezes sem juros na maioria dos cartões. O cliente recebe todo mês uma fatura que deve ser paga até a data de vencimento.
Cartão de Débito
O cartão de débito sempre está atrelado a uma conta, seja ela Conta Corrente, Poupança, Salário, Investimento, etc. E com o cartão da conta é possível fazer compras no débito (o dinheiro sai direto da sua conta) ou então realizar saques. Não é possível fazer parcelamentos pois o valor que você gastar será debitado automaticamente da sua conta. Você só consegue gastar aquilo que tem no banco. Este tipo de cartão não possui fatura pois o valor é descontado direto da conta do cliente.
Habilitar a função crédito
Se o seu cartão é Múltiplo isso quer dizer que você pode desbloquear a função Cartão de Crédito caso tenha limite disponível. Verifique junto ao seu banco se está função está ativa no seu cartão.
Quando o cliente libera as duas funções ele acaba tendo que pagar anuidade e tarifas adicionais. A anuidade dos cartões múltiplos costumam ser mais caras do que apenas Cartão de Crédito por conta da comodidade de ter dois cartões em um único plástico.
Deixe uma resposta