Ao sujar o nome, isto é, ter o CPF incluso no serviço de proteção ao crédito (SPC) ou Serasa o consumidor fica impedido de contratar novos produtos financeiros, porém, o que acontece com os cartões de crédito já existentes? Eles serão cancelados por conta do débito, mesmo que a dívida seja com outra empresa? Algumas administradoras não fazem o cancelamento de um cartão de crédito simplesmente porque o cliente se tornou inadimplente com outra empresa, já algumas, optam por cortar relacionamentos com qualquer tipo de devedor, mesmo que a dívida seja com terceiros, entenda.
Análise de crédito periódica – Alguns bancos e administradoras de cartões fazem, periodicamente, análise de crédito e de risco com seus atuais clientes. Caso seja constatado que o cliente apresenta risco de inadimplência a empresa pode, unilateralmente, suspender o contrato de relacionamento com o cliente, desde que o cliente seja avisado com antecedência, evitando, assim, que ele seja exposto a algum constrangimento.
O contrato da maioria das administradoras é bem claro quanto a isso, o cartão pode ser cancelado, unilateralmente, isto é, sem o desejo da outra parte, a qualquer momento. Então, da mesma forma que o cliente pode pedir a qualquer momento o seu cancelamento, a administradora também pode optar por descontinuar os serviços ao consumidor, basta para isso notificar o cliente com antecedência.
COMO MANTER UM CARTÃO COM NOME SUJO
Caso você esteja com o nome incluído no cadastro de inadimplentes é importante que mantenha relacionamento com as empresas no qual já possui um cartão de crédito. Abaixo estão algumas das dicas para não ter o cartão cancelado:
- Jamais atrase a fatura;
- Não exceda o limite de crédito;
- Não realize parcelamento da fatura;
- Não faça saques com o cartão de crédito;
- Pague, de preferência, com antecedência ao vencimento;
Seguindo as dicas acima dificilmente a administradora de cartão suspenderá seu crédito por conta de inadimplência com outra empresa.
Por exemplo, digamos que você esteja devendo para o Banco do Brasil e tenha inscrito no Serasa. Para não ter seu cartão Itaucard Itaú cancelado basta manter um relacionamento exemplar com a instituição, isso evitará que o emissor faça uma nova análise de crédito e constate que você se tornou inadimplente por conta de uma dívida com outra instituição.
Redução de Limite – Outra coisa que pode acontecer com seus cartões de crédito é a redução no limite de crédito, diante do maior risco de inadimplência o banco pode, a qualquer momento, optar por alterar o limite de crédito concedido, desde que, avise o titular com antecedência.
Anônimo says
Boa Tarde Gostaria de saber como fasso para tirar o boleto para pagamento
Anônimo says
EU FIQUEI DESEMPREGADA NÃO CONSEGUI PAGAR A FATURA E FIZ UMA NEGOCIAÇÃO E PAGUEI TODA A DIVIDA DO CARTÃO, NESSE CASO NÃO POSSO USAR MAIS O CARTÃO.