O Cartão de Crédito é uma ferramenta de pagamentos muito utilizada no dia a dia, já é possível inclusive cadastrar a mensalidade para pagamento de assinatura de revistas, sites de emprego, sites de relacionamento, etc. Embora essa seja uma grande facilidade oferecida pelas empresas, ela também traz muitos transtornos ao consumidor no caso de um cancelamento. Esta semana vou descrever o que aconteceu comigo ao tentar cancelar o pagamento em débito automático de uma assinatura de revista que estava cadastro em meu cartão de crédito, foi um verdadeiro dilema fazer com que a editora parasse de cobrar em meu cartão, abaixo descrevo isso e também como fiz para solucionar.
Após uma abordagem no aeroporto acabei contratando uma assinatura de revista depois de muita insistência por parte do vendedor. Ele também deu um desconto bastante atrativo, o combinado foi a contratação de três meses da assinatura de revista em meu cartão, pois bem, passados os seis meses eu resolvi cancelar a assinatura, pois apesar de ser cobrado, eu nunca recebi revista nenhuma, ela simplesmente não era entregue pela editora, acaba tendo que me contentar com a versão digital. Minha primeira providência foi entrar em contato com a editora para pedir o cancelamento, algo que considerei impossível, pois sempre que mencionada a opção cancelamento o atendente falava que transferiria a ligação e de repente ela caía.
Tentei cancelar junto a administradora – Diante deste cenário, entrei em contato com a administradora de meu cartão de crédito para tentar bloquear ou impedir o pagamento da assinatura em meu cartão, afinal eu não havia conseguido cancelar junto a editora. Infelizmente a ligação foi sem sucesso, o atendente simplesmente falou que o cancelamento só poderia ser feito com a editora, pois o cartão não teria autonomia para cancelar/bloquear uma cobrança (apenas se fosse uma fraude).
Solução
Já que não conseguia cancelar a cobrança pela editora da revista e nem pela administradora do cartão. A única solução que encontrei foi pedir o cancelamento do cartão atual e solicitei uma segunda via. Com isso o número do meu cartão de crédito mudou e eu parei de ser cobrado. Não foi uma solução nada prática, mais infelizmente foi a única que encontrei. O desrespeito ao código de defesa do consumidor é tamanho, que acabei me estressando bastante com isso, perdi horas tentando ligar para pedir o cancelamento, mas sem sucesso.
Depois disso, eu nunca mais realizo a assinatura de revistas ou sites (exemplo: site de empregos, relacionamentos, etc), pois as empresas na hora de vender são ótimas, porém para fazer um cancelamento é uma verdadeira dor de cabeça.
Deixe uma resposta