Saiba como é o funcionamento de um Cartão de Crédito Pré-pago, será que dá pra parcelar? Precisa ter dinheiro na conta? Tire essas e outras dúvidas nesta matéria.
Os Cartões Pré-Pagos vem se popularizando no país, isso porque eles vem ganhando espaço na carteira do consumidor, porém muita gente acaba contratando o produto achando que está levando pra casa um Cartão de Crédito, quando na verdade o “plástico” não proporciona os mesmos direitos e benefícios do crédito, neste artigo esperamos sanar muitas dúvidas a respeito deste método de pagamento, tais perguntas foram enviadas por leitores do blog.
Como funciona um Cartão de Crédito Pré-pago
O termo “Cartão de Crédito Pré-Pago” gera muita confusão, mas ele é utilizado por várias empresas que disponibilizam esse produto, é uma estratégia de Marketing, primeiro de tudo, o cartão pré-pago não é um Cartão de Crédito, embora muitos funcionem nesta função. Ele permite o pagamento de suas compras apenas na modalidade “à vista”, ou seja, o dinheiro da compra sai automaticamente do seu saldo (saldo do cartão), pois você está utilizando o próprio dinheiro, por essa razão que não existe a mesma burocracia do Cartão de Crédito.
Sem burocracia – Várias propagandas citam o termo “Cartão de Crédito Pré-Pago sem burocracia, sem consulta ao SCPC ou Serasa”, porém isso induz o consumidor a acreditar que está levando pra casa um cartão de crédito, quando na verdade ele está adquirindo um Cartão Pré-pago. Um Cartão Pré-Pago não trabalha com “limites” ele funciona apenas com o saldo disponível (valor recarregado).
Funciona na função crédito – A razão do termo incorreto “Cartão de Crédito Pré-pago” está no fato do plástico funcionar na função crédito, isto é, quando você for comprar e fizerem aquela famosa pergunta “É débito ou crédito?”, você deverá responder que é CRÉDITO, isso porque não existe uma tecnologia específica para o Cartão Pré-pago, pois ele funciona de maneira similar ao crédito.
O Cartão Pré-pago também pode ser utilizado para compras na internet ou através de telefone (televendas), isso graças a sua função “crédito”. Mas não se engane, embora ele funcione nesta função só é possível comprar se estiver com saldo no cartão e também não é permitido o parcelamento de suas compras, pois o valor é deduzido do seu saldo automaticamente na hora da compra.
Este tipo de cartão é ideal para aqueles que não podem adquirir um autêntico Cartão de Crédito, isso porque ele não exige comprovação de renda, conta bancária ou qualquer outro tipo de burocracia, basta que o interessado tenha um CPF (Cadastro de Pessoa Física).
Diferença entre cartão de débito e pré-pago – Muitos leitores provavelmente irão se perguntar – Mas se o cartão funciona só com base no saldo, não seria mais prático e econômico abrir uma Conta Poupança e usar o cartão sem custo? – Sim, porém note que o Cartão de Débito não funciona na função “crédito”, portanto você não poderá utilizá-lo em compras na internet, apenas em estabelecimentos físicos e na função débito.
Anônimo says
Só discorde de você num ponto. Após eu dar uma pesquisada na net sobre esses cartões pré-pagos (teria eu interesse em adquirir um), infelizmente, notei que a maioria funciona só na função DÉBITO, o que às vezes traz alguns inconvenientes.
Anônimo says
Obrigada, agora apreendi! 🙂