Um morador de rua da cidade de São Paulo usa uma forma um tanto quanto inusitada para pedir esmola nos semáforos da maior cidade do Brasil. Alessandro de Assis Koga, o ‘Japonês’, como é conhecido, usa uma maquininha de cartão de crédito e débito para chamar atenção dos motoristas na hora de pedir esmolas: não tem trocado? Sem problema, aceito cartões e parcelo em até 5 vezes no crédito! A reação dos motoristas é de espanto, seguido de risada.
Na verdade a máquina não funciona, essa foi apenas uma forma inusitada que o morador de rua encontrou para chamar atenção dos motoristas da capital paulista. “Quem é que vai me dar um cartão assim?” reconhece o mendigo.
É uma estratégia de marketing, ele mora em um barraco a poucos metros da avenida onde trabalha. No local ele tem muitos amigos e é tido como uma pessoa querida no bairro. “São gente boa, não causam problema com ninguém e são extremamente limpos”, diz o mecânico Everton de Oliveira, ao comentar sobre a família do japonês.
Só pela risada, quem antes não ajudaria, passa a ajudar.
O que ele faz é chamar a atenção do motorista ou, pelo menos, dar risada. O jeito criativo foi uma ideia para atrair a atenção dos motoristas e parece que está dando certo, já que ele não pretende deixar o local tão cedo.
O “japonês” diz ter vivido oito anos no Japão trabalhando em fábricas como a Suzuki. Mas atualmente vive do que arrecada nos semáforos na Avenida Rudge, na cidade de São Paulo.
Pelo menos ele está ganhando – literalmente – dinheiro honestamente. Segundo Regiane Souza Rodrigues, companheira de Alessandro: “– Quando o motorista arranca com o carro, faz cara feia ou aparenta estar com medo, Alessandro só agradece. Se não der certo é porque não daria certo de nenhuma outra forma mesmo.” afirma.
Deixe uma resposta