A maioria dos brasileiros deseja ter um cartão de crédito pois ele facilita muito o dia a dia, já que permite o parcelamento de suas compras com ou sem juros. Não é raro ver lojas que permitem o parcelamento de compras em até doze vezes sem juros no Cartão de Crédito. O grande problema é que para muitas pessoas não é fácil adquirir um cartão de crédito devido a burocracia envolvida, já que ele é um produto financeiro que envolve risco de inadimplência para a instituição financeira ou ao banco administrador.
Quem tem o nome sujo, por exemplo, pode encontrar uma grande restrição para conseguir aprovação de um cartão de crédito, isso porque o produto financeiro envolve risco para a administradora, portanto sempre que há a solicitação é feito uma análise de crédito e de risco, que inclui a consulta aos órgãos de proteção ao crédito, tal como, SCPC ou SERASA.
Dessa forma se você possui uma dívida não quitada e que fez com que o seu CPF fosse enviado ao cadastrado de proteção ao crédito gerando o “Nome Sujo”, saiba que será muito difícil conseguir ter um cartão de crédito aprovado, as ressalvas são as indicadas abaixo.
Como conseguir um Cartão de Crédito com o nome sujo?
É difícil porém não é impossível! Apenas alguns consumidores podem conseguir aprovação de um cartão de crédito mesmo tendo o nome incluído na lista de proteção ao crédito, são eles:
- Aposentados e pensionistas do INSS – Assim como algumas financeiras oferecem empréstimos consignados sem consulta ao SCPC ou Serasa (mesmo com restrição), há também empresas de cartões que disponibilizam cartões de crédito com desconto diretamente no benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Neste caso o risco para a administradora é bem menor pois o valor da fatura será sempre descontado automaticamente do seu salário do benefício. Caso tenha interesse em fazer um cartão de crédito com desconto em folha procure uma empresa ou financeira especializada em “empréstimos consignados”.
- Banco no qual você possui conta – Se o seu nome está sujo, porém você já possui conta bancária em uma instituição, verifique se você não possui um crédito pré-aprovado, muitos bancos costumam disponibilizar cartões de crédito pré-aprovado aos seus correntistas. Se você tiver algum crédito aprovado pelo seu histórico, talvez seja possível solicitar um cartão mesmo estando com o nome restrito nos órgãos de proteção ao crédito.
O melhor mesmo é negociar a sua dívida com o credor, isso porque mesmo que você consiga um cartão de crédito o limite normalmente será muito baixo pois para o banco ou administradora você sempre será considerado um cliente de alto risco.
Deixe uma resposta