A bandeira MasterCard testará nos EUA um aplicativo para smartphones que substituiu a senha dos cartões de crédito por uma selfie, sistema fará a identificação facial do titular.
Já pensou usar o Cartão de Crédito com segurança e não precisar digitar nenhuma senha? Saiba que isso vai se tornar possível em breve, a MasterCard começará a testar nos Estados Unidos uma tecnologia que quer substituir a senha do Cartão de Crédito por uma selfie, método de segurança usará o reconhecimento facial das fotos instantâneas para identificar o titular, posteriormente liberar a compra. O sistema começa a ser testado agora em Setembro nos EUA e faz parte de um plano da bandeira para engajar os usuários jovens, facilitar o uso dos cartões e também tornar o método de pagamento mais seguro, combatendo fraudes.
A tecnologia de reconhecimento facial por meio de selfie será habilitada por meio de um aplicativo para smartphones da MasterCard que deverá ser disponibilizado aos consumidores estadunidenses em breve. Após se cadastrar o usuário estará habilitado para validar a compra por uma selfie em vez de digitar a senha. Caso não queira tirar uma selfie o usuário também terá a opção de validar a compra por meio da identificação biométrica (nos modelos compatíveis).
Como funciona
O funcionamento da tecnologia é bem simples, o processamento da compra é feito da mesma forma como ocorre hoje, porém ao invés do cliente ter que digitar a senha o estabelecimento pedirá para que o cliente pegue o smartphone e tire uma selfie pelo aplicativo da MasterCard para concluir a compra. Caso a imagem do usuário seja identificada como sendo a mesma do titular a transação será liberada/aprovada.
Segundo os desenvolvedores, a tecnologia usa um avançado sistema de reconhecimento facial, capaz inclusive de detectar caso tentem fraudar o método usando uma fotografia do titular. A foto terá que ser instantânea, ou seja, deverá ser tirada no momento da compra pelo aplicativo, garantindo dessa forma que o usuário do cartão é realmente o titular do dinheiro de plástico, impedindo inclusive a utilização indevida.
O serviço de identificação biométrica da Apple serviu como inspiração para o lançamento do serviço, tanto que o aplicativo contará com uma função para validar a compra por meio da biometria, caso o titular não queira tirar uma selfie no momento da compra. O padrão biométrico é considerado seguro, tanto que muitos bancos já disponibilizam em seus aplicativos a validação pela impressão digital.
Será este o fim das senhas? Comente abaixo
Deixe uma resposta